Dr. Marcelo Takeshi Ono

O Brasil é o país da cirurgia plástica. Uma cirurgia bem sucedida pode melhorar muito a auto-estima e qualidade de vida dos pacientes. Como tudo na vida, esta benesse deve ser aproveitada com parcimonia, sob risco de sérios efeitos adversos. Sendo assim, obter informação é fundamental.
Saber o que esperar de cada procedimento. Seus benefícios e suas limitações. Somente assim poderá julgar e escolher o procedimento e o profissional mais adequado para ajudá-lo (a).
Nosso objetivo aqui é tentar expor o mundo da cirurgia plástica, sem fantasias e sem milagres.

Dr. Marcelo Takeshi Ono
CRM: 21591 - Paraná
RQE 511
Dr. Marcelo Takeshi Ono
Compartilhe este Anúncio

A nossa pele, quando jovem, é lisa e elástica. Contém grande quantidade de acido hialuronico, que preenche os espaços entre as células. Com o passar dos anos a quantidade de acido hialuronico diminui, assim como a pele torna-se menos hidratada, o que contribui sobremaneira para o aparecimento de vincos e rugas na pele.
O acido hialuronico (AH) consiste em uma molécula de origem não animal, sintetizada em laboratório. Com isso não há risco de transmissão de doenças e dispensa testes alérgicos. Ele atua melhorando a hidratação da pele e preenchendo espaços, diminuindo a formação de rugas. Ele se integra aos tecidos e permite a passagem de oxigênio e hormônios para as células, mantendo-as com aspecto saudável.
O fato de possuirmos naturalmente o acido hialuronico em nosso corpo, praticamente elimina reações de rejeição.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

1) A partir de quantos anos é indicado o preenchimento facial com ácido hialurônico?
O preenchimento facial não tem uma idade certa para ser iniciado. Pode ser usado em cicatrizez deprimidas, marcas na pele resultantes de outros traumas. É mais usado para camuflar as marcas do tempo. Nestes casos, em geral após os 30 anos.

2) Como agem os preenchedores?
Como o próprio nome diz, preenche os espaços, distendendo as rugas, tornando-as mais superficiais ou até invisíveis. Também hidrata e melhora a passagem de nutrientes para a pele. Em outras palavras, as rugas e vincos são disfarçadas.
Na prática é um tipo de "escultura facial" onde exaltamos o que é harmônico e belo e camuflamos o que esta em desarmonia.
A figura abaixo ilustra como age o preenchedor.



3) É necessário anestesia para sua aplicação?
Na maioria das vezes não. O procedimento é rápido (em torno de 10 minutos). Algumas vezes associado à anestesia tópica (pomada ou resfriamento) e raramente bloqueio dos nervos com infiltração.
Em geral, o procedimento é bem tolerado, mesmo sem anestesia.

4) Quais os tipos de preenchedores?
Existem preenchedores definitivos (metacrilato ou PMMA) e preenchedores temporários (ácido hialurônico e outros). É de preferência do autor o uso apenas de preenchedores temporários. E dentre eles o AH. Apesar de ser liberado para este uso, o autor não utiliza o PMMA para fins de preenchimento facial.
A principal desvantagem do ácido hialurônico é o seu custo. É a principal queixa tanto de médicos e pacientes. Se o seu tratamento está muito mais barato que a média, possivelmente seu tratamento não é com ácido hialurônico.

5) Quais os locais mais comuns em que se aplicam os preenchedores?
Praticamente todas as rugas e vincos da face podem ser preenchidas com acido hialuronico. Os locais mais comuns, com melhores resultados são as rugas entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e "bigode chinês". É muito usado também para rugas ao redor dos lábios e para aumentar o volume dos lábios.
Abaixo ilustramos os pontos que podem ser tratados com AH.




6) Quanto tempo dura o resultado?
O efeito dura em média 6 a 8 meses. Existem algumas formulações mais espessas, para preenchimento de rugas profundas, onde o efeito pode ser visto até 1 ano após.

7) O que pode "dar errado" com uso de preenchedores?
No caso dos preenchedores definitivos, existe o risco do organismo não aceitar o produto (rejeição).
Este risco é praticamente nulo com o ácido hialurônico. Com AH pode ocorrer vermelhidão no local da aplicação (resolve-se em até 48h), áreas endurecidas (regride em 2 semanas) e hematomas no local da punção. Podemos ainda citar o risco do paciente não gostar do resultado, o que é raro quando feito com parcimônia e boa técnica. É comum aplicarmos gradualmente e não "tudo de uma vez". A técnica permite pequenos retoques após algum tempo. Assim minimizamos o risco de arrependimento.

8) Qual a vantagem de usar preenchedores temporários?
Caso o resultado não seja o esperado, basta ter um pouco de paciência que retornará exatamente ao que era.
Caso o resultado agrade, pode ser repetido quantas vezes for necessário. Não impede o uso de outras técnicas (toxina botulinica, cirurgias e etc).
Praticamente inexiste o risco de rejeição.

9) É comum o uso de Botox associado aos preenchimentos?
É muito freqüente e benéfica esta associação. A toxina botulinica (Botox) pode prolongar a duração do acido hialuronico. Sem contar que a melhora das rugas e vincos é mais expressiva quando o tratamento é associado.

10) Vale a pena fazer preenchimento?
Desde que você entenda a limitação do procedimento e os cuidados, vale sim a pena. A grande vantagem do preenchimento com acido hialuronico é não alterar a imagem facial. Apenas camufla o que esta em excesso. Não há mudanças drásticas na fisionomia. Não desfigura e não tira a identidade da pessoa. Apenas atenua as marcas do tempo.
Como dissemos, a principal queixa dos pacientes (com razão) é o custo do tratamento com acido hialuronico.
Produtos de boa qualidade e boa técnica permitem resultados muito naturais.
Nomes comerciais dos ácidos hialuronicos mais usados: Surgiderm, Restylane, juvederm.

Sugestões de leitura:
www.juvederm.com
www.restylane.com






Dr. Marcelo Takeshi Ono  Home
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Conheça seu Médico
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Contato
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Links
Dr. Marcelo Takeshi Ono  A Clínica
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Twitter
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Orkut
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Facebook

Dr. Marcelo Takeshi Ono  Cirurgias Plásticas
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Procedimentos Estéticos
Dr. Marcelo Takeshi Ono  Informações Essenciais
Av. dos Estudantes, 2034
Ibiporã, Paraná
Cep. 86200-000

Telefones:
(43) 3158-4545
desenvolvido por  Young Studio / MC