Como é a formação do Cirurgião Plástico?

A maioria desconhece a trajetória necessária para a formação do profissional especialista em Cirurgia Plástica.
A formação de um cirurgião plástico necessita enorme dedicação e tempo.
Após os 6 anos da faculdade de medicina, o médico necessita entrar em uma especialização, referida como “Residência Médica”. Primeiro a residência em CIRURGIA GERAL, que dura 2 anos. Nesta fase aprende procedimentos de várias especialidades cirúrgicas como Cirurgia do Aparelho Digestivo, Urologia, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Plástica. Trata-se de uma noção ampla e um menos aprofundada de todas as áreas da cirurgia.
Terminado esta etapa, já tem em média 5 mil horas de treinamento em cirurgia geral. Após a conclusão da Cirurgia Geral, e após aprovação novo concurso (disputadíssimo diga-se de passagem), em hospital credenciado ao Ministério da Educação e/ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, inicia-se um treinamento focado exclusivamente na Cirurgia Plástica por, no mínimo, 3 anos. Consta neste programa todos os tipos de cirurgias plásticas, estéticas e reparadoras (Pacientes queimados, malformações congênitas, reconstrução de mama após tratamento de câncer, tumores malignos de pele e etc).
Terminado esta maratona, todos são submetidos a um exame pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para obtenção do Titulo de Especialista da referida sociedade.
São necessários, no mínimo, ONZE ANOS para se formar um cirurgião plástico. Carga horária aproximada de treinamento em cirurgia após a conclusão da faculdade: 11.000 horas.
O site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) disponibiliza para todos a lista de seus médicos credenciados.