Artigos & Notícias

Cuidados antes de operar

1) Certifique-se que o seu cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Digite o nome no site www.cirurgiaplastica.org.br e verá.

2) Leia, informe-se, tire suas dúvidas. Se o seu médico não tem paciência suficiente para explicar tudo antes, não terá também, se alguma coisa não for bem.

3) Não queira “operar tudo de uma vez”. O risco sempre é maior.

4) Escolha bem o local. Prefira hospitais ou “Day hospitals” ou hospital-dia especializado em cirurgias plásticas. Jamais realize qualquer cirurgia maior em consultório. Como o próprio nome diz, consultório somente serve para consultas. Cirurgia só em centro cirúrgico, não importa o tamanho.

5) Tome cuidado com quem promete muito, com resultados fantásticos e sem risco. Um profissional sério jamais deixa de explicar o que pode dar errado nem tampouco promete o que não pode cumprir.

6) Desconfie de preços muito abaixo do mercado. O barato pode sair bem caro. Já diziam os antigos: “Quando a esmola é demais o Santo desconfia”.

7) O cirurgião sério sempre ouve o que você quer, fala o que pode ser feito e decide em conjunto, considerando a sua opinião.

8) Não minta para seu médico. Doenças prévias, medicações em uso, drogas ilícitas (ainda que esporadicamente) precisam ser relatadas com detalhes.

9) Faça todos os exames indicados, embora seja um “custo a mais”. Se tiver mais que 40 anos, consulte um cardiologista antes.

10) Por fim, uma vez escolhido seu médico, confie nele. Inseguranças são comuns nos primeiros dias, principalmente se achar que “algo não está bem”. Siga todas as orientações. Foram dadas por algum motivo. O resultado depende muito de você.